Gestão Esportiva: Foco na Meta!

Quantas vezes ouvimos falar sobre atingir metas empresariais, unhealthy mas não sabemos exatamente por onde começar. Quando uma empresa traça uma meta, drug está automaticamente determinando um objetivo, order um alvo a ser cumprido.

O que geralmente acontece é que pouco se ensina às equipes de que maneira atingir aquele objetivo, muitos líderes reproduzem a mensagem da diretoria de maneira autoritária e amedrontadora, colocando aquela meta como algo que signifique praticamente vida ou morte!

Acredito em uma versão muito mais saudável sobre Metas… A meta deve ser desafiadora, com certeza! Mas também atingível! Metas muito difíceis de alcançar causam o efeito contrário nas equipes, algo que desde o começo você já saiba que não vai conseguir gera a sensação de frustração e desânimo.

Cabe ao gestor, incentivar, orientar e periodicamente pontuar à equipe como estão indo rumo à meta traçada. Por exemplo, se a empresa traça uma meta mensal, é extremamente importante o acompanhamento dos resultados semanalmente, pois desta forma o líder identifica se a equipe está no caminho certo e o quanto falta para atingir o objetivo final.

Os colaboradores precisam ser informados de maneira clara e transparente sobre de que maneira podem contribuir para o sucesso daquela tarefa. Muitas vezes os líderes pecam por acreditar que todos sabem o que fazer! Isso é óbvio, eles dizem… Na verdade, o que é óbvio para você pode não ser óbvio para o outro. Após algumas tarefas frustradas, alguns líderes justificam: Eu achava que ele sabia que não era para fazer assim…

Quando gerenciamos pessoas não existe o achômetro, se queremos atingir a excelência precisamos ensinar as nossas equipes a fazer o melhor! Devemos ensinar, demonstrar e acompanhar, para então nos certificarmos de que aquela tarefa está sendo bem executada e que desta forma poderemos juntos atingir a tão sonhada Meta.

Lembre-se dos 3 passos para um bom gerenciamento:

  1. Ensinar o que fazer;
  2. Demonstrar como fazer;
  3. Acompanhar o resultado.

Some estes passos com muita dedicação e amor pelo que faz e atingir as metas será pura conseqüência de um belo trabalho!

Por
Tathiane Costa
Diretora Operacional
Startmove Assessoria Esportiva

 

Você também pode se interessar por:

Correr ou sair correndo?
Os Enigmas da Corrida!
Novidades à Tona
Fabio Saba entrevista Tathiane Costa
Aquecimento ou alongamento