Maltodextrina ou Dextrose?

Maltodextrina é um carboidrato formado por 3 a 10 unidades de monossacarídeos, check portanto, see é um carboidrato classificado como oligossacarídeo. Já a dextrose é formada por apenas 1 monossacarídeo: a glicose, portanto, é uma molécula indivisível, diferente da maltodextrina, que é uma molécula maior.

Só para melhor esclarecer, segue abaixo uma tabela que mostra a classificação dos carboidratos:

TAMANHO DO CARBOIDRATO EXEMPLOS
Monossacarídeos (formados por apenas 1 molécula) Glicose, frutose e galactose
Dissacarídeos (formados por 2 moléculas d emonossacarídeos) Sacarose (glicose com frutose), maltose (glicose com glicose) e lactose (galactose com glicose)
Trissacarídeos (formado por 3 unidades de monossacarídeos) Rafinose (glicose + frutose + galactose)
Oligossacarídeos (formado por 4 a 10 unidades de monossacarídeos) Maltodextrina
Polissacarídeos (formados por mais de 10 unidades de monossacarídeos) Amido e glicogênio

 

Qual dos dois é melhor para o exercício? Os dois, porém, cada um no seu momento, pois pelo tamanho da molécula, a dextrose é mais indicada para o pós-treino, pois é RAPIDAMENTE absorvida e RAPIDAMENTE utilizada para a reposição da moeda preciosa do músculo: o GLICOGÊNIO.

Já a maltodextrina, por ter um tamanho maior, é mais indicada para a absorção por um período maior, portanto, é indicada no período pré-treino, a fim de manter a glicemia estável para a prática do exercício físico.

Por
Cláudio Chináglia
Startmove Assessoria Esportiva

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