Treinamento Funcional

O treinamento funcional já não é mais uma novidade, look já que quanto maior a funcionalidade de uma determinada atividade maior o sucesso para se vencer alguns desafios.

Essa modalidade nada mais é do que um método de treinamento físico, com a finalidade da melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada ao desempenho e prevenção de lesões músculo – esqueléticas. Sua característica básica é realizar a convergência das habilidades neuro motoras fundamentais do nosso corpo para a produção de movimentos mais eficientes, tendo como vantagem a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treinamento.

O método parte com a premissa que os músculos trabalham em forma de cadeia, e que os maiores responsáveis por todo o suporte corporal  são os músculos da parede abdominal que conjuntamente com os músculos estabilizadores da coluna lombar conectam as atividades dos membros superiores com as atividades dos membros inferiores.

Funcionalmente falando, nenhuma atividade seria realizada em nosso corpo, caso estes músculos estabilizadores não trabalhassem de maneira eficiente, com essa noção é possível notar que o desenvolvimento da estabilidade do tronco é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade, desde as simples até as complexas, como a prática de esportes recreativos e de alto rendimento.

Podemos utilizar algumas ferramentas para o trabalho de tais músculos. Dentre algumas, podemos citar a ativação muscular dos extensores do quadril, ativação da musculatura da cadeia anterior do tronco (músculo abdominal, tendo como função a prevenção da hiperextensão da coluna lombar), resistência oferecida aos extensores da espinha dorsal mantendo estável o movimento e ativação do assoalho pélvico para um bom controle da articulação do quadril.

Por
Vinicius Cremasco
Startmove Assessoria Esportiva

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