Síndrome do trato iliotibial

A Síndrome do trato iliotibial (TIT) é uma condição comum que acomete corredores, pharmacy ciclistas e atletas que exigem movimentos repetitivos no joelho. É a segunda patologia mais comum nos joelhos  em corredores, shop podendo chegar a 12% de todas as lesões na corrida. O trato iliotibial tem como função estabilizar o quadril e o joelho lateralmente.

A patologia pode ser caracterizada por apresentar movimentos repetitivos de atrito entre o trato iliotibial e o côndilo femoral (na região lateral da coxa) para frente e para trás, principalmente durante a fase em que o pé está fixo ao chão, causando inflamação no TIT.

Alguns autores defendem alterações biomecânicas que possam predispor à síndrome, podendo se originar proximalmente (quadril) ou distalmente (tornozelo). Distalmente é defendido que o calcanhar realiza um movimento de eversão (queda para dentro), durante o toque do calcanhar no chão, o que geraria uma torção na tíbia e consequentemente no joelho, sobrecarregando o TIT. Miller avaliou uma série de corredores ao fim de seus treinamentos e identificou uma maior eversão do tornozelo em atletas com a síndrome quando comparados com atletas assintomáticos e que isso aumentou a sobrecarga no TIT.

Proximalmente se encontra uma fraqueza do glúteo médio o que gera uma adução maior do quadril e um aumento de tensão no TIT. Alguns autores comprovaram a fraqueza no membro acometido quando comparados com o membro sadio. Essa fraqueza ao longo de uma maratona gera uma sobrecarga enorme durante a prova toda que levaria a um quadro de dor ainda maior na região lateral da coxa.

Resumindo a síndrome do trato iliotibial é uma alteração biomecânica comum em atletas corredores e pode ter como causa alterações no quadril ou no tornozelo, se você apresenta dor na lateral da coxa durante a prática da corrida procure um profissional especializado para realizar uma avaliação minuciosa e correta para um melhor desempenho e melhora dos sintomas.

Por
Thomas S. Araújo
Aprimorado em Quadril/Esporte/Joelho/Ortopedia Pediátrica – Santa Casa São Paulo
Especialista em Ortopedia e Traumatologia – Santa Casa São Paulo
Fisioterapeuta do CHOV (Complexo Hospitalar Ouro Verde)

Você também pode se interessar por:

Bandagem Funcional - Síndrome de Hoffa
Feliz 2012!
Postura na corrida
A tão falada "tendinite"
Avaliação Funcional