Postura na corrida

A biomecânica de cada indivíduo é fundamental para a adaptação física em determinados esportes, viagra buy com exceção de atletas considerados “tops”, ed dois corredores dificilmente terão movimentos exatamente iguais.

A corrida ideal deve ser natural, mas existem erros comuns que podem ser evitados de maneira preventiva, não facilitando algum tipo de lesão. Movimentos incorretos e desvios posturais são exemplos de correções que podem ser realizados para minimizar a chance do aparecimento de dores. Dentre os métodos preventivos pode-se trabalhar exercícios educativos, propriocepção, musculação e reeducação postural global.

Principais erros de postura cometidos durante a prática da corrida:

Preensão palmar

Correr com a mão fechada ou fletida não é recomendado devido ao aumento do gasto energético e sobrecarga das estruturas musculares e neurais que passam por aquela região.

Inclinação do tronco

Alguns praticantes inclinam o tronco de um lado para o outro, tal movimentação é prejudicial ao rendimento, já que o deslocamento do tronco deve ser frontal e não lateral. O corredor deve também levar em consideração que a inclinação do tronco acaba gerando uma maior pressão sobre a articulação do quadril devido ao deslocamento incorreto do peso do tronco.

Movimentação dos braços

Os braços aumentam o equilíbrio e a impulsão, movimentos mais amplos e com maior força fazem com que o tronco seja arremessado para frente, já movimentos com menor amplitude facilitam a manutenção da extensão da coluna vertebral.

Alinhamento do tronco

Tronco é levemente inclinado para frente, facilitando a projeção do corpo no seu deslocamento.

Ombros

Os ombros não podem adotar a postura de fechamento, já que nessa posição prejudicam a expansibilidade do tórax. Como mecanismo compensatório o atleta normalmente sobrecarrega os músculos acessórios da respiração, provocando maior tensionamento em músculos como os peitorais, escalenos e trapézios.

Lembre-se que as alterações e correções citadas acima podem ser trabalhadas em exercícios realizados na musculação. Se existir alguma alteração com maior gravidade o tratamento com o método da reeducação postural pode ser indicado.

Por
Vinicius Cremasco
Startmove Assessoria Esportiva

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