PALMILHAS: Pequenos detalhes que fazem a diferença na saúde e na performance!

Permitam-me abrir esse artigo de nosso fisioterapeuta Thomas S. Araujo, ampoule enfatizando sua competência não só em escrever noticias atuais e importantes para a nossa modalidade, case mas também na prática sobre as notícias por ele destacadas. Nesse caso: avaliar, thumb medir e confeccionar as palmilhas em questão, mas também na recuperação de lesões, avaliações físicas e em demais terapias que sempre executou com excelência para nossos professores, corredores e alunos!

Boa leitura!

Sandro R. dos Santos

 

Os pés são responsáveis pela distribuição de carga durante a corrida, e sofrem um impacto constante com o decorrer da prova. Uma correta absorção desse impacto é fundamental para a prevenção de lesões nas articulações como joelhos, quadris, coluna, tornozelo.

As palmilhas são capazes de promover uma melhora na distribuição de força ao redor do pé, além de ter como objetivo a correção de possíveis alterações em outras articulações, quer seja um joelho um pouco mais valgo (para dentro) ou um pequeno desvio na coluna que possa prejudicar o atleta a curto ou longo prazo.

A Podoposturologia é uma técnica que permite a confecção de palmilhas sob medida após uma avaliação minuciosa das alterações do corpo que levem a um aumento da sobrecarga nas articulações. É uma técnica fundamental para quem deseja ter vida longa nos esportes, pois com a diminuição da sobrecarga se tem uma melhora da performance e uma melhora na qualidade do gesto esportivo.

Juntamente com as palmilhas é de suma importância o acompanhamento de um Fisioterapeuta especializado para a potencializar os resultados com um programa de fortalecimento muscular, de correção de gestos errados e melhora na performance.

Portanto procure um profissional especialista e faça hoje sua avaliação funcional, postural e sua palmilha esportiva.

Por
Thomas S. Araújo
Aprimorado em Quadril/Esporte/Joelho/Ortopedia Pediátrica – Santa Casa São Paulo
Especialista em Ortopedia e Traumatologia – Santa Casa São Paulo
Fisioterapeuta do CHOV (Complexo Hospitalar Ouro Verde)

Você também pode se interessar por:

Atividade Física e Saúde
Corrida Atitude Bosch
Corrida Atitude Bosch - Vídeo Oficial
Nutrientes antioxidantes na performance da corrida
2ª Corrida Atitude Bosch - Fotos