Avaliação Funcional

A prática de atividade esportiva esta numa crescente nos dias de hoje, mind e cada vez mais existe a necessidade de uma melhora no desempenho sem as contínuas lesões para atrapalharem os treinos.

A avaliação funcional se baseia em aplicar testes subjetivos e objetivos para identificar alterações que estejam diminuindo a performance do atleta. Portanto fundamental para quem deseja realizar suas corridas sem aquela dor após a atividade. Um dos pontos chave é o teste de força muscular que se dá com o auxílio de um dinamômetro utilizado para quantificar e comparar os músculos em questão. Com essa ferramenta é possível identificar o desequilíbrio e programar um treinamento para corrigi-lo.

Outro fator importante é a aplicação de questionários para identificar subjetivamente o desempenho do atleta afim de comparar com uma avaliação futura para ver as melhoras adquiridas nesse período. Também são aplicados alguns testes dinâmicos para analisar o desempenho durante a atividade em questão.

Portanto para um melhor desempenho na sua atividade física, seja ela corrida ou não, a avaliação funcional é fundamental para ter em mente como está seu desempenho, quantificar os desequilíbrios e programar juntamente com seu treinador uma nova planilha de treinos para uma performance ainda melhor.

Por
Thomas S. Araújo
Aprimorado em Quadril/Esporte/Joelho/Ortopedia Pediátrica – Santa Casa São Paulo
Especialista em Ortopedia e Traumatologia – Santa Casa São Paulo
Fisioterapeuta do CHOV (Complexo Hospitalar Ouro Verde)

Você também pode se interessar por:

Ballet Fitness
Os Enigmas da Corrida!
Dicas de Liderança!
Atividade física x Joelho
Cuide de sua saúde: depoimentos de pessoas que aceitaram nosso "SOPRO"!