Planilhas

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Nosso objetivo não é apresentar aqui um modelo definitivo de planilha de treinamento, pois essa generalização da periodização é o que tanto criticamos e combatemos nos modelos “engessados” de planilhas doadas ou vendidas de maneira aleatória.

Nunca se esqueçam que uma planilha deve levar em consideração aspectos individualizados de cada um, o que torna impossível e irresponsável o desenvolvimento de uma planilha para “vários”. Muitas informações pessoais como: nível de aptidão física, individualidade biológica, aspectos mecânicos da corrida, objetivo, prova alvo, anamnese e histórico patológico são o que direcionam a periodização de cada aluno/atleta. A partir daí, cabe ao Treinador de Corrida distribuir corretamente as cargas de treinamento para que o objetivo seja alcançado de maneira eficaz e com segurança.

Mas as planilhas de treinamentos, mesmo que individualizadas, têm normalmente termos, nomenclaturas e formatos padrões que facilitam o entendimento, a leitura e a discussão:

CA = Caminhada

CO = Corrida

TIC = Treinamento intervalado para condicionamento

- Ex.: TIC (1 CA x 3 CO/20 min) = “1 minuto caminhando para 3 minutos correndo”

TL = Treino Longo

TR = Treino Regenerativo

TI = Treino Intervalado

TV = Treino de Velocidade

TRT = Treino de Ritmo

TE = Treino de Estabilidade

TCF = Treino Complementar de Força (Musculação ou Funcional)

TCA = Treino Complementar de Alongamento (Flexibilidade)

OFF = Dia de descanso

DPRP = Distância e Ritmo de Prova

MMSS = Membros Superiores

MMII = Membros Inferiores

TCI = Treino Complementar Indoor (Esteira)

TRA = Treino de Recuperação Ativa

TRP =Treino de Recuperação Passiva

TTE = Treino Técnico de Educativos

Depois, estes termos são direcionados para uma tabela diagramada na vertical pelas semanas e na horizontal pelos dias de treinamento. Conforme exemplo ILUSTRATIVO abaixo: