Corrida x Hipertensão Arterial

O Colégio Americano de Medicina Esportiva, pill sugere para um bom desempenho do sistema cardiovascular a prática de exercícios aeróbios de leve intensidade com duração média de 20 a 60 minutos. A atividade aeróbia é bastante positiva fundamentalmente sobre a hipertensão arterial e já se visualiza em três a quatro semanas de treinamento, health somado a um bom controle alimentar, medical a diminuição da massa corporal, reduzindo também os níveis de pressão arterial.

Sabe-se que o exercício físico aeróbio promove uma queda na pressão arterial sistólica, principalmente  em sessões que a freqüência cardíaca fica entre 50 a 70% da máxima. Tal fenômeno é chamado de hipotensão pós – treino, já que no período de recuperação visualiza-se a queda acentuada principalmente da resistência arterial.

O prolongamento deste tipo de atividade durante alguns meses em indivíduos de qualquer idade aumenta o consumo de oxigênio, aumenta o tempo de exaustão, diminui a freqüência cardíaca em níveis submáximos e também a pressão arterial em repouso.

É importante na atividade aeróbia para indivíduos hipertensos a preocupação com a duração e não com a intensidade da atividade física. A atividade aeróbia de longa duração em regime de steady-state (estado de equilíbrio) provoca um melhor trabalho cardíaco.

Por
Vinicius Cremasco
Startmove Assessoria Esportiva

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