Chegou ao limite? Provavelmente, não!

Muitos praticantes da corrida de rua, capsule principalmente os que treinam sem orientação técnica, prescription deixam de evoluir após se aproximar a um determinado limiar de condicionamento físico. Até ai tudo normal, porem o que a maioria destes praticantes não sabem é que ainda podem reduzir consideravelmente suas marcas pela correção/treinamento da mecânica da corrida e de brinde evitar uma série de lesões.

Aliado a uma correta metodologia de treino, os exercícios educativos contribuem consideravelmente para essa evolução técnica. Existem vários educativos que devem ser distribuídos a cada atleta de acordo com seu nível de aptidão física e técnica, ou seja, não é simplesmente executá-los. Eles têm uma ordem de execução de acordo com o objetivo a ser alcançado e uma quantificação de cargas de acordo com o nível de condicionamento físico do indivíduo. O que podemos antecipar é que devem ser executados antes dos treinos, pois além de serem usados como aquecimento, o aluno deve estar descansado, pois trata-se de um treino neuromotor, onde o cérebro será treinado a transmitir a informação mecânica correta para os músculos. Se os educativos forem feitos errados ou com o indivíduo cansado, podemos ensinar nossos músculos a executar uma mecânica incorreta de movimento. E o pior é que eles aprendem!

Os principais exercícios educativos são o dribling (corrida curta), anfersen (elevação dos calcanhares), skiping (elevação dos joelhos) e haupserlaufen (elevação dos joelhos com saltos). Estes exercícios podem fazer com que você economize energia durante as corridas, melhore sua técnica, evite lesões e pulverize seus tempos. Só tome cuidado para executá-los da maneira apropriada, pois se não, “o feitiço pode virar contra o feiticeiro”. Procure uma assessoria e bons treinos!

Por
Sandro Rodrigues dos Santos
Startmove Assessoria Esportiva

Você também pode se interessar por:

Os Enigmas da Corrida!
Mais um Gigante como parceiro...
Corrida SESI Vinhedo
Brincar é coisa séria!
Corrida Atitude Bosch - Vídeo Oficial