Atividade Física e Saúde

A relação entre exercício físico e saúde vem se consolidando nos últimos anos. Em estudos clínicos, sale de ampla abordagem epidemiológica, tadalafil foi demonstrado que a prática regular de exercício físico está associada à promoção da saúde e à prevenção de doenças crônico-degenerativas.

Recentemente, os efeitos do exercício físico sobre a função do sistema imunológico têm sido abordados em vários estudos, e sabe-se que diferentes tipos de exercício físico provocam alterações distintas na função imune. O exercício regular, ou treinamento físico, de intensidade moderada melhora os sistemas de defesa, enquanto que o treinamento intenso causa imunossupressão.

Células do sistema imune, quando expostas a pequenas cargas de estresse, desenvolvem mecanismo de tolerância. Em muitos tecidos são demonstrados que a resposta a situações agressivas parece ser atenuada pelo treinamento físico aplicado previamente, isto é, o treinamento induz tolerância para situações agressivas ou estressantes.

O Departamento Médico da Tufts University School Medicine, Boston, (USA) deixa claro que não existe um tipo de exercício correto para fortalecer o sistema imunológico e que tanto exercícios aeróbicos, que incluem caminhadas, corridas e ciclismo, quanto anaeróbicos, caso da musculação, podem auxiliar tal feito, mas isso só ocorre quando realizados com regularidade e de maneira moderada.

Por
Vinicius Cremasco
Startmove Assessoria Esportiva

Você também pode se interessar por:

Correndo com saúde
StartMove na Corrida da Lua 2013
Startmove na Fila Night Race
PALMILHAS: Pequenos detalhes que fazem a diferença na saúde e na performance!
Testemunho: o que não fazer em uma prova de corrida!