Dicas de Liderança!

Ser líder, decease é um papel importante e requer muito mais do que simplesmente “dom”, as pessoas que exercem tal cargo precisam entender a sua profunda importância nos processos de desenvolvimento de pessoas.

Identificamos um bom líder aquele que consegue inspirar pessoas!

Selecionamos 10 dicas fundamentais para um bom líder:

1- Relacionamento: O líder deve ter um bom relacionamento inter e intrapessoal. Além de ter a capacidade de se auto motivar e conhecer bem pontos fortes e fracos, ele deve reconhecer essas características em sua equipe sabendo como motivá-los,entendendo suas capacidades e limitações. Esse conhecimento e entendimento só são possíveis por meio do bom relacionamento.

2- Planejamento e Estratégias: é extremamente importante que o líder conheça todas as etapas de trabalho delegadas a sua equipe, além do status de cada uma dessas tarefas, até para que possa ajudá-los a cumpri-las. Ter uma estratégia e um planejamento dessas atividades é fundamental para conseguir traçar e conquistar as metas desejadas.

3- Reconhecer o esforço da equipe: liderar não é apenas dar bronca, mas também estar ao lado da equipe em todos os momentos, tanto nos resultados positivos, quanto negativos. Ao alcançar os bons resultados, saiba reconhecer o trabalho de seu grupo e deixe claro que essa vitória só foi possível devido ao trabalho em conjunto e não de apenas uma ou duas pessoas. Nos momentos negativos, também é importante saber liderar, entender junto com a equipe o motivo da meta não alcançada, reconhecer erros e acertos, alem de mostrar o caminho para mudar esse resultado.

4- Ter conhecimento: além de conhecimento técnico e teórico do setor, o líder deve entender também a cultura da empresa.Ter experiência no ramo e saber compartilhá-la para o bem da equipe também é fundamental.

5- Ser também um aprendiz: apesar do líder geralmente ter mais experiência que os membros da sua equipe, ele também pode aprender coisas novas no seu dia a dia. Um “líder aprendiz” absorve mais facilmente as características e ações das pessoas e situações em sua volta, além de conseguir motivar sua equipe a colaborar com novas ideias e sugestões para o trabalho.

6- Conhecer sua equipe: é fundamental conhecer seus funcionários para o trabalho fluir melhor. Além de conhecer a capacidade de cada um tecnicamente, saber alguns traços de suas personalidades também é importante para saber como gerir melhor o trabalho; Conhecer e aplicar o perfil DISC pode ser uma boa opção para aprofundar este conhecimento.

7- Estar sempre atualizado: liderar é também estar sempre atualizado com o que acontece na sua área de atuação e no mundo. O líder deve saber filtrar todas essas novidades e atualizações e saber como aplicá-las tanto no seu trabalho de gestão com a equipe, quanto ao sugerir novas ideias e estratégias para o crescimento da organização. Incentivar e ajudar a equipe a estar sempre atualizada também é essencial.

8- Gostar do que faz: um líder que não gosta do que faz ou que realiza suas tarefas apenas por obrigação, acaba transmitindo isso a sua equipe, deixando-os desmotivados. Não adianta nada ter todas as características e capacidades para exercer uma função de líder, se não gostar do que faz ou da empresa na qual trabalha;

9- Ter organização: a desorganização pessoal pode refletir na liderança e trazer diversas conseqüências para o trabalho. Um bom líder deve saber organizar não só suas tarefas, como também a de sua equipe. Pequenas atitudes como ter uma agenda, uma planilha de controle e lembretes já são suficientes para manter um trabalho organizado.

10- Faça outros lideres: o líder não cresce sozinho, é importante não só identificar novos líderes, como também formá-los. Saiba reconhecer quando um membro de sua equipe merece ser promovido, nem que tenha que perdê-lo para outro setor, essa é uma forma de manter uma equipe sempre motivada e renovada.

A boa liderança consiste em compreender as pessoas e extrair suas melhores capacidades para que toda a equipe possa alcançar suas metas e objetivos.

Por
Tathiane Costa
Diretora Operacional StartMove

Você também pode se interessar por:

Os Enigmas da Corrida!
Atividade Física e Infância
Maratona de São Paulo: quase tudo bom!
Cuide de sua saúde: depoimentos de pessoas que aceitaram nosso "SOPRO"!
Resultados e Classificação - 2ª Corrida Atitude Bosch