Construindo Líderes

Em alguns anos de estudo sobre o perfil do líder ideal, viagra order encontramos vários aspectos que compõe a imagem do líder. Honestidade, physician Confiabilidade, and Cuidado, Compromisso, Respeito,  Ser bom ouvinte, Encorajar as pessoas, Ter uma postura positiva e entusiástica. Porém todas elas precisam de uma única característica para realmente ser validada como eficiente.

Eu acredito em um único modelo de liderança: Ser o exemplo. Não existe outra maneira de liderar se não for pelo exemplo.

Em gestão de pessoas, aquele provérbio: faça o que eu digo, não faça o que faço realmente não funciona! Se o líder pede aos colaboradores para utilizarem uniforme e ele mesmo não utiliza, não funciona! Se o líder pede que sejam pontuais, mas ele geralmente se atrasa para algum compromisso com a equipe, alegando estar envolvido em muitos projetos e reuniões importantes…também não funciona! Nada é mais importante do que dar o exemplo.

Cada um de nós a todo momento, querendo ou não envia uma mensagem através do nosso comportamento, seja ela positiva ou negativa. Não existe on e off para um líder, a todo momento você está on. As pessoas observam e analisam o nosso comportamento a todo instante. Não podemos ser inconstantes!

“Hoje dou o melhor de mim mas amanhã nem tanto”… O líder precisa ser constante, fazer sempre o melhor, todos os dias e inspirar pessoas a fazê-lo.

Cabe ao líder o papel de guiar, direcionar e inspirar a equipe extraindo de cada pessoa o que ela tem de melhor. O acompanhamento periódico é fundamental para uma análise segura sobre o desempenho dos colaboradores.

Uma boa equipe é composta pela diversidade, precisamos de pessoas que pensem diferente, que ajam de maneira diferente para desta forma transpor as barreiras do comodismo e gerar aprendizagem.

“Como são inteligentes as pessoas que pensam como nós”… Já parou para pensar nisso? É difícil para o ser humano aceitar que o outro pense diferente, mas precisamos praticar este exercício. Uma das principais, se não for a primordial característica de um líder é saber ouvir.

O bom líder precisa exercer a capacidade de ouvir… Ouvir os colaboradores, ouvir os clientes e estar aberto a novos desafios.

Enfim, liderar pessoas é uma tarefa difícil … Porém encantadora!

Por
Tathiana Costa dos Santos
Startmove Assessoria Esportiva

Você também pode se interessar por:

Gestão Esportiva
Correr ou sair correndo?
Gestão Esportiva: Foco na Meta!
Com a palavra do médico!
Em breve... - Corrida Atitude Bosch