As controvérsias do alongamento

O alongamento é uma atividade muito realizada no meio esportivo. O objetivo é aumentar a flexibilidade e assim melhorar o desempenho físico da prática esportiva. Porém muitas questões ainda existem, medicine tais como quando alongar, se é possível se prevenir de lesões com o alongamento, se ele melhora/piora seu desempenho no esporte.

O alongamento é preconizado antes do início da atividade e tem como objetivo aumentar a amplitude de movimento, relaxar a musculatura e diminuir o risco de lesões durante a prática esportiva. Porém a literatura é muito controversa nesses aspectos. Muitos trabalhos demonstraram que o alongamento promove uma diminuição da potência muscular após sua realização, além de se mostrar ineficaz na prevenção de lesões e no relaxamento muscular.

Vários autores como Nelson e colaboradores demonstraram através de um protocolo de alongamento que, ao realiza-lo antes de um teste de força muscular máxima ou de um salto máximo para cima, o alongamento diminuiu a força muscular, assim como diminuiu a potência para realizar o salto. O que demonstrou que o alongamento imediatamente antes à atividade física não se trata de um recurso interessante. Uma melhor abordagem é o aquecimento, uma vez que leva sangue para o músculo e o prepara para a atividade, diferente do alongamento que não prepara o músculo.

Além da realização do alongamento antes, é preconizado após o término da atividade a fim de relaxar e reorganizar as fibras musculares. Porém existem muitos trabalhos que demonstram que esse procedimento também seria prejudicial, uma vez que ao terminar de correr, treinar, existe aquela “dor muscular” do exercício, que é considerado como pequenas lesões musculares, e, ao se alongar, essas lesões são “tracionadas” e ficam com a cicatrização comprometida.

Outra abordagem para o alongamento é a prevenção de lesões. Assim como os outros tópicos, a literatura é controversa à abordagem. O alongamento não se mostrou eficaz, e sim um protocolo de fortalecimento, de conscientização de movimentos específicos da modalidade esportiva, treinos de agilidade e de aterrissagem, como realizado pela Federação Mundial de Futebol (FIFA) e seguido pelos clubes ao redor do mundo.

Diante disso, o alongamento é uma técnica muito eficaz quando utilizada corretamente e baseada em critérios e deve-se tomar cuidado para não realizar de maneira indiscriminada a ponto de prejudicar a prática esportiva.  Consulte sempre um profissional de Educação Física ou fisioterapeuta, inclusive, para as sessões de alongamento e flexibilidade para que esta técnica seja mais um fator pró e não contra sua performance e saúde!

Por
Thomas S. Araújo
Aprimorado em Quadril/Esporte/Joelho/Ortopedia Pediátrica – Santa Casa São Paulo
Especialista em Ortopedia e Traumatologia – Santa Casa São Paulo
Fisioterapeuta do CHOV (Complexo Hospitalar Ouro Verde)

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