Aquecimento ou alongamento

Hoje em dia, prescription apesar de inúmeros estudos comprovarem a não eficácia do alongamento passivo (alongamento clássico) pré-atividade física, viagra sale ainda vemos muitos esportistas recreacionais usando… Pior, muitos profissionais da área ainda insistem no “estica e puxa” antes das corridas, caminhadas, partidas de futebol, etc.

O mundo e a ciência dão muitas voltas e como muitas coisas que um dia está “certo” e no outro está “errada”, esta prática poderá voltar à tona mais a frente. Porém, principalmente, nós profissionais da área da saúde, temos a obrigação de passar a nossos alunos e atletas práticas respaldadas em pesquisas atuais e comprovadas. E, nesse âmbito, há um consenso entre os pesquisados, que antes das atividades físicas moderadas e intensas, devemos incluir aquecimentos de intensidade crescente e voltados à especificidade da modalidade, ou seja, muito próximo do que será executado durante a prática em questão.

Portanto amigos, a meu ver, deixem de lado práticas retrógradas como a citada acima e invista em exercícios proprioceptivos, alongamentos ativos que estimulem ativações intra-articulares e neuromusculares, de acordo com a atividade a ser executada.

No vídeo abaixo, mostramos um exemplo prático aplicada a modalidade de futsal, mas que pode ser adaptada a qualquer atividade física.

Que tal um sopro?

E bons treinos!

 

Por
Sandro Rodrigues dos Santos
Startmove Assessoria Esportiva

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